Coração apertado, mais uma etapa da vida….

Essa semana tivemos reunião na sala de aula das crianças. Não sei se já comentei aqui, mas escolhemos a pedagogia Waldorf para a educação dos pequenos, por se tratar de uma linha antroposófica, humanizada e nos identificarmos com ela.

O trio irá para o primeiro ano do fundamental no ano que vem, acho SUPER cedo, visto que irão completar os 6 anos somente no final de março.

Enfim, como leis são para serem seguidas, as crianças irão para a escola e deixarão o jardim de infância…

Não tinha caído a minha ficha dessa transição até a reunião com a professora e os pais da classe deles  hoje, e quando ela falou que na próxima semana seria o encerramento, imediatamente minha barriga gelou, fiquei com um nó na garganta e o pensamento longe, que me fez lembrar imediatamente do quanto chorei no ano passado quando assistimos ao teatro da época do natal com as crianças, a hora que eu olhei para as mães dos pequenos que iriam sair do jardim, simplesmente TODAS estavam soluçando de chorar….. claro que pensei…. Danou, ferrou, me lasquei… esse ano sou eu…

Falei pra todo mundo, sem pensar, sem nem perceber se havia interrompido alguma frase de alguma mãe: – Meu Deus, vou chorar horrores no encerramento esse ano…..

Na mesma hora começamos todas a lembrar do ano anterior e nossos olhos encheram-se de lágrimas… lágrimas de mudança, de transição, de medo, de pavor, de etapa finalizada, de missão cumprida, de perceber que eles estão crescendo… que não estarão mais no jardim de infância… que teremos novidades… “Que nossos passarinhos estão com as asas mais fortes, e com essas asas, deixam o ninho, para que novos passarinhos possam chegar….”

Ai, ai, ai… cadê meu lenço de papel?…. lá vem o frio na barriga de novo…. meu nó na garganta, minha lágrima no cantinho do olho…..

Minha cabeça até dói… mas acho que devem ser meus óculos que estão com o grau errado…. não posso esquecer meus óculos escuros no encerramento…. ai, ai, ai…..

Vou beber água, já volto….

……….

……….

Voltei, respirei fundo e agora tento de novo entender o que aconteceu, o que ainda acontece, o que vai acontecer no último dia de jardim de infância…. parece que lembro de todas as mães que conheci, quando eu era pequena, dizendo que filhos serão sempre crianças… por mais que cresçam, façam suas vidas, construam suas famílias e histórias… que envelheçam, que morem longe… mesmo assim, nos corações dos pais, serão sempre crianças….

 

 

 

Tags: , , ,

2 Respostas to “Coração apertado, mais uma etapa da vida….”

  1. Daniela Martinelli Says:

    Carol, acompanho seu blog desde a minha gravidez( vc me mandou o aparelho de ouvir os bebês, lembra??). o teu trio tem exatamente 1 ano e maio mais que os meus, por isso vou acompanhando como serão as coisas com um ano de antecipação lendo os seus relatos. Quando comecei a ler da escola, me vi no seu lugar, sou assim também sofro muito com essas coisas de mudança, troca, adaptação…. mas as crianças tiram de letra, com certeza é uma coisa muito mais de mãe.
    Desejo a vocês um Natal iluminado e que o ano de 2015 seja de muitas mudanças, mas todas elas trazendo alegrias e felicidades. Beijos

  2. Caroline Says:

    Oi Dani! Claro que lembro de você! É sempre bom saber que temos com quem compartilhar as ansiedades da vida de mãe… Agradeço o apoio e incentivo… desejo a vocês também um excelente Natal e que 2015 seja um ano maravilhoso! beijoss

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: